O que é ser CURIOSA?

Curiosidade, Sabedoria ,

Ser curiosa é explorar e descobrir, interessar-se pela experiência contínua em si.

A curiosidade é frequentemente descrita como busca de novidade e aberta à experiência. Está associada ao desejo natural de construir conhecimento. É gratificante caminhar em direção a uma resposta, envolver-se em uma nova experiência ou aprender.

Para ir a um novo restaurante, visitar uma nova cidade, conhecer uma nova pessoa em sua classe ou realizar uma pesquisa on-line, cada um pode cumprir sua busca por novas experiências e novas informações.

Existem dois componentes-chave para pessoas curiosas: estão interessadas ​​em explorar novas idéias, atividades e experiências; e também têm um forte desejo de aumentar seu próprio conhecimento pessoal.

Dica de filme com a força curiosidade: o Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Amélie aborda a vida com uma natureza inquisitiva e uma apreciação pelas pequenas coisas da vida. Ela faz amizade com um vizinho fechado, faz brincadeiras e devolve itens perdidos aos seus donos. 

Gradualmente a personagem começa a perceber que sua vida se torna mais rica ao se entregar aos detalhes que despertam seu interesse.

O que a ciência nos diz?

As descobertas da pesquisa sobre os benefícios da curiosidade descobriram que a curiosidade é um dos cinco pontos fortes mais confiáveis ​​da satisfação com a vida. Ela também está associada à felicidade, saúde, longevidade e relações sociais positivas.

Pessoas curiosas são mais atraídas por atividades que oferecem oportunidades de crescimento, competência e níveis mais altos de estímulo. Assim, é provável que eles relatem ter objetivos pessoais voltados para o auto-aperfeiçoamento. A curiosidade é frequentemente o ponto de entrada para muitos hobbies, paixões e atividades ao longo da vida.

Como você pode aproveitar ao máximo a curiosidade em sua vida cotidiana?

💡

Considere uma atividade que você não gosta. Preste atenção em três novos pontos desta atividade. Pense nessa atividade de forma diferente.

💡

Prestando atenção a qualquer coisa que você costuma ignorar ou ter certeza. 

💡

Tente perguntar “por quê?” com mais frequência para expressar mais curiosidade. Não aceite o que lhe foi dito de primeira, se não fizer sentido para você.